sexta-feira, 23 de abril de 2010

Meu texto Sobre "O Corpo"

O “Corpo” na antiguidade era visto como algo “mal” por algumas sociedades e religiões, acreditavam que o corpo era algo inferior, imperfeito e cheio de falhas. Com essa percepção passam a achar que a salvação e alcançada através da alma já que o corpo era algo paliativo.
Com o tempo essa visão foi mudando gradativamente, então surgiram teorias como: darwinismo - que pregava a evolução da espécie humana que esta indiretamente ligada ao corpo; surgiram também os pensamentos de Platão,Aristóteles e Descartes.
Como percebemos, durante séculos, o mundo esteve preso primeiramente a uma visão idealista, chegando atualmente ao mundo de hoje, fortemente influenciado pela mídia, onde o valor dado ao corpo está relacionado à lógica de mercado. O espaço escolar com suas relações interpessoais deve contribuir para a análise do mundo moderno como: supervalorização do corpo, a padronização do "belo" e a perda de identidade pelo ser humano que se torna cada vez mais freqüente.

Lázaro C. Marcellino
3V4

Um comentário:

  1. Ponto de vista bem interessante.
    O corpo antigamente era tão desvalorizado, algo desprezivel.
    Hoje o corpo é bem mais "valorizado", a maioria das pessoas querem se vestir bem e tem outras que nem tanto.
    O corpo se tornou uma arma para se chamar a atenção, e se ele fosse usado assim antigamente era motivo de vergonha dependendo dos atos usados para 'chamar atenção'.
    Hoje o corpo está sendo tão valorizado que já virou 'negocio', onde, por exemplo, modelos tem que ter o corpo prfeito, o 'padrão', para estarem adequadas.

    Sim, estamos evoluindo muito, cada vez mais, pois não temos tanto medo de nos descobrir e falar sobre nosso própio corpo igual antigamente.

    "O espaço escolar com suas relações interpessoais deve contribuir para a análise do mundo moderno como: supervalorização do corpo, a padronização do "belo" e a perda de identidade pelo ser humano que se torna cada vez mais freqüente."

    Discordo um pouco em relação a essa frase. Sim, a escola deve nos preparar mas não com tanta enfase na valorização do corpo, pois não se deve colocar beleza acima de tudo, não que isso não seja importante, mas é bem interessante sermos preparados de modo geral, tanto a valorização do corpo quanto a da alma e mente.

    ResponderExcluir